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terça-feira, 28 de agosto de 2012

TPM - Tensão Pré Menstrual


A síndrome pré-menstrual, popularmente conhecida como tensão pré-menstrual ou TPM, é um conjunto de sintomas e alterações físicas e emocionais, que surge entre 10 e 14 dias antes da menstruação e desaparece com o início do fluxo.
  
As principais alterações emocionais são: o humor irritável, depressivo ou instável. Há ainda diminuição da tolerância com perda da paciência e crises explosivas a qualquer momento. Pode haver sensação de falta de energia, cansaço exagerado e dificuldade de concentração. As alterações físicas podem ser dores de cabeça, dores nas mamas, dores nas juntas, ganho de peso, sensação de estar inchada, insônia ou sonolência e alterações do apetite.



 Sintomas:

 Os Sintomas podem ser considerados em 4 grupos, os quais podem manifestar-se isoladamente ou em combinação, variável de pessoa-a-pessoa, decorrentes de alterações hormonais, alterações bioquímicas e metabólicas, e desequilíbrio dos neurotransmissores (substâncias relacionadas à regulação do humor, da disposição e do ânimo).
  • Com predomínio de ansiedade e agressividade;
  • Com predomínio de alterações afetivas, notadamente com sintomas depressivos.
  •  Com predomínio de queixas físicas resultantes de acúmulo e retenção de líquidos;
  •  Com predomínio de alterações alimentares, desde anorexia ou bulimia, ou mesmo alterações do apetite seletivo, como por exemplo, vontade de consumir doces.
Sabe-se também que as alterações hormonais podem provocar uma retenção maior de líquidos pelo corpo e em todos os órgãos femininos. Esse acumulo de líquidos é responsável pelas dores nas mamas, pelas dores musculares e abdominais, pelo inchaço das mãos e pés, por alterações metabólicas e do apetite, por maior consumo de carboidratos, conseqüentemente pelo eventual aumento do peso e até pelo aumento exagerado na vontade de comer chocolates e guloseimas que só pioram o quadro geral.

 ORIENTAÇÕES

  •    Pratique exercícios físicos: a prática de exercícios reduz os sintomas como irritabilidade, ansiedade, tendência à compulsão, reduzindo assim o stress;
  •    Faça refeições leves com frutas; cereais como massas e pães; hortaliças; carne branca e leguminosas;
  •    Uma alimentação pobre em gordura e rica em fibras também auxilia; Frituras e outros alimentos gordurosos são extremamente calóricos, levando ao maior ganho de peso. Além disto, contém sal que leva ao inchaço, retenção de líquidos;
  •   Coma devagar, com maior freqüência; Fracione as refeições para que haja uma melhor digestão e metabolismo dos alimentos;
  •   Varie os alimentos e inclua carboidratos complexos e fibras contidas em frutas vegetais e grãos integrais;
  •   Limite o consumo de sal, o excesso causa retenção de líquidos;
  •   Limite ou evite a cafeína, contida em Café e chá preto assim como os refrigerantes de cola, é um potente irritante. Por isso, atenção ao consumo destes alimentos;
  •   Limite ou evite o álcool: cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas, pois quando não bem digeridas, podem propiciar a formação de gases;
  •   Refrigerantes: possuem altas quantidades de sódio, que piora a retenção de líquidos já comum nesta fase;
  •  Consuma frutas como Melancia: esta fruta tem altas quantidades de magnésio, que em conseqüência das alterações hormonais do período é o nutriente mais perdido na TPM. Além disto, contém bastante água, diminuindo o inchaço;
  •  Nozes e castanhas: ricos em gorduras boas, as famosas ômega 3 e 6, estas oleaginosas estão relacionadas a melhora do humor e ajudam na TPM regularizando o desequilíbrio hormonal característico desta fase. Só tome cuidado, pois são calóricos;
  •  Leite e derivados: ricos em cálcio, nutriente muito perdido nesta fase e que tem importância ímpar na sua saúde. De preferência, utilize os leite e iogurtes desnatados ou 0% de gordura. Quanto aos queijos, prefira os brancos. Estes são menos calóricos e podem ser comidos em maior quantidade;
  •  Consuma alimentos ricos em magnésio, como leguminosas (feijão, soja, lentilha e ervilha), vegetais de folha verde escura (agrião, espinafre, rúcula entre outros), nozes e grãos de cereais integrais (aveia, granola, arroz, farinha de trigo integral, entre outros).
 Fonte: Ballone GJ - Tensãp Pré-Menstrual - in. PsiqWeb Psiquiatria Geral, Internet, 2001 




Observação Importante: As orientações apresentada aqui não substitui o contato direto do paciente/cliente com o profissional Nutricionista.

 

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