quinta-feira, 21 de março de 2013

22 de Março - Dia Mundial da Água


ÁGUA: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E PARA A PERDA DE PESO

A água é o nutriente mais importante para a manutenção da vida, sendo que não conseguimos sobreviver após mais de 100 horas de restrição da mesma. Assim, nenhum outro nutriente é mais essencial e requerido em quantidades tão grandes como a água. A quantidade presente no organismo varia de acordo com a fase da vida e entre os gêneros, e está distribuída no meio intra e extracelular. De maneira geral, a água forma 2/3 do nosso peso corporal, compondo 83% do sangue, 75% dos músculos, 74% do cérebro e 22% dos ossos.


A recomendação diária do Instituto de Medicina, publicada em 2004, sobre o consumo de água para adultos é de 3,7L para homens e 2,7L para mulheres, incluindo a água total de todas as bebidas, como café, chá, sucos, e presente nos alimentos. Porém, isso pode variar de acordo com a idade, gênero (homens possuem mais massa muscular, o que aumenta o gasto energético), atividade física, condição patológica ou psicológica, umidade e temperatura do ambiente.
As principais funções da água no organismo são: transportar e distribuir nutrientes, metabólitos, hormônios e outros materiais pelo corpo e dentre as células; agir como solvente; remover produtos de excreção através da urina e das fezes; agir como reagente em reações metabólicas; agir como termorregulador; lubrificar estruturas do corpo; formar mucos protetores; protetor de choque mecânico, como por exemplo, no cérebro; entre muitas outras.
A desidratação, que começa com a perda de 2 a 3% do peso corporal, causa sintomas como cansaço, dores de cabeça, diminuição do estado de alerta, podendo chegar à morte em uma situação de perda de mais de 10% do peso corporal. Sintomas mais brandos, como diminuição da concentração, têm sido observados em escolares no final do dia.
A água deve ser tomada ao longo do dia, principalmente antes de dormir, logo ao acordar e antes, durante e após o exercício físico. Em relação a sua ação no controle do peso corporal, estudos mostram que pessoas que ingerem água, consomem 9% menos calorias em comparação àquelas que não ingerem. Porém, a água, ou qualquer outro tipo de líquido, não deve ser ingerida junto com as refeições, pois há diluição do suco gástrico, prejudicando a digestão e absorção de muitos nutrientes. Seu possível efeito no controle do peso se dá quando a ingestão é feita 30 minutos antes das refeições, pois reduz a quantidade de energia ingerida na refeição. Um estudo mostrou que pessoas que ingeriram mais de 1 litro de água por dia por 12 meses, obtiveram maior perda de peso (em torno de 2kg a mais) em relação às que ingeriram quantidades menores. Entretanto, as informações em relação à ingestão foram somente relatadas, sendo que ainda não há nenhum estudo onde há intervenção que correlacione o aumento da ingestão com a perda de peso. Assim, mais estudos são necessários para confirmar essa possibilidade.
Possivelmente há outros benefícios do consumo de água para a manutenção do peso, como o aumento da taxa metabólica basal, deixando o metabolismo mais acelerado. Ainda falta esclarecer a quantidade e os horários que a água deve ser ingerida para se obter esses resultados.
Vale ressaltar que devemos sempre optar por água de boa qualidade. Sendo assim, atuando diretamente no controle de peso ou não, ingerir água em quantidades adequadas favorece o equilíbrio do organismo, permitindo que todas as funções sejam realizadas harmonicamente. Como consequência, o controle e a perda de peso se tornam mais fáceis.

Fonte: Texto elaborado pela Dra. Camila Gomes Komatsu, aluna bolsista do curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário