
Pacientes idosos freqüentemente possuem uma baixa ingestão de cálcio e absorção deste diminui com a idade. A alta ingestão de cálcio está associada com osso fortes e baixo risco de fraturas (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2002).
Deve-se preconizar o consumo de alimentos fonte de cálcio, para se prevenir e tratar a osteoporose (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2002).
Alimentos fonte de cálcio:
- A principal fonte de cálcio na alimentação é o leite e seus derivados (iogurte, coalhada, queijo, etc);
- Outras fontes de cálcio são as folhas verde-escuro (brócolis, couve, espinafre, mostarda, hortelã), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), melado e rapadura.
Outra recomendação é a prática de atividade física regular, pois, assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com os exercícios. A exposição ao sol, de 15 a 20 minutos, em horário correto, também é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, já que a luz do sol é fonte de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos e diminui o risco de osteoporose na fase adulta.
Deve - se evitar o consumo de refrigerante que além da cafeína presente nos refrigerantes do grupo cola, em sua composição utiliza-se o ácido fosfórico. Essa substância pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, podendo instalar a osteoporose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário