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segunda-feira, 25 de junho de 2012

Inverno chegou e por que a fome aumenta?

Para quem não assistiu minha entrevista tanto na Inter Tv quanto na Tv leste sobre por que no inverno nos alimentamos mais? Estarei a seguir respondendo este questionamento de todos.

Por que no inverno comemos mais?
Com a chegada do frio, aumenta a vontade de comer mais, especialmente alimentos ricos em calorias. O que ocorre é que nos dias frios, em decorrência da queda de temperatura, o nosso metabolismo aumenta e, consequentemente, precisamos de mais calorias para realizar as mesmas tarefas básicas do dia como caminhar, levantar. Nossa temperatura corporal ideal é em torno de 36º C e é através dos alimentos que precisamos ingerir para obter essa energia.


Alimentos Energéticos:
Como o próprio nome diz são alimentos que dão energia para qualquer atividade que fazemos durante o dia e para o funcionamento dos nossos órgãos vitais. E quais são esses alimentos?  São classificados como macronutrientes que são: Carboidrato, proteína e lipidio (gordura), porém a primeira via de acesso que nosso organismo irá utilizar como fonte de energia será o carboidrato.

Alimentos fontes de Carboidrato:
  • Pães, massas, melados, cereais, frutas, açúcar, doces, geléias, legumes, verduras, vegetais feculentos, hortaliças e leite.
Os alimentos refinados fornecem apenas calorias vazias e ocorre pico de glicose (açúcar) no sangue rapidamente, por isso devemos preferir os integrais por apresentarem vitaminas, minerais e fibras, além de gerar energia através da glicose lentamente no sangue. 
Por incrivel que pareça essa época é melhor pra quem quer perder peso, o importante é a combinação certa dos alimentos auxiliado a prática de atividade física.
Recomendo:
  • Procure - se alimetntar de 3 em 3 horas, fracionando a alimentação de 5 a 6 refeiçoes/dia;
  • Dê preferência aos carboidratos complexos: arroz, pão, batata, massa e fibras. 
  • Inclua na alimentação mais verduras/legumes e frutas variadas ao longo do dia;
  • Ingere pelo menos 2 litros de água por dia
  • Faça atividade fisica pelo menos 4 x na semana.
Lembrete Importante: 
Nenhuma dieta ou  prática de atividade fisica deve ser realizado sem o profissional habilitado em lhe auxiliar, que é o Nutricionista e o Educador Fisico.
Vamos aproveitar o Inverno agora para perder os quilinhos e entrar no Verão em forma!

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