Google+ Followers

terça-feira, 10 de julho de 2012

Dia da Pizza... 10 de Julho.

Pizza (também grafada piza em Portugal) é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno por um pizzaiolo.

História
A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.
A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.
Chegou ao Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pizza

Pizzaria
Opções mais saudáveis:

  • Pizza de massa fina e com vegetais;
  • Com queijos e vegetais com carnes brancas (controle o azeite);
  • As bebidas mais indicadas são sucos naturais, água e refrigerante dietético.
Tente evitar:
  • Pizza calabresa, ou com excesso de queijo;
  • Bebida Alcoólica.
Pra então comemorar essa data importante nada melhor que uma boa receita. Confira a receita da massa integral e as três opções de recheio menos caloricas.
Massa

Ingredientes

- ½ xícara de chá de leite desnatado
- 1 colher de chá de margarina light
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes. Amasse com as mãos até a massa desgrudar. Se for necessário, polvilhe mais um pouco de farinha. Coloque a massa para descansar por cerca de 20 minutos, em lugar quente, coberta com um pano. Abra a massa com um rolo, em uma superfície levemente enfarinhada. Ligue o forno em temperatura média (180°C). Jogue um pouco de farinha sobre uma assadeira redonda, coloque a massa, espalhe um pouco do molho e leve ao forno pré-aquecido por 12 minutos. A seguir, cubra com qualquer um dos recheios abaixo, e retorne ao forno para gratinar.

Molho Tomate

- 4 tomates sem pele e sem sementes
- 1 colher de sopa de orégano
- 1 copo de água
- Sal e pimenta a gosto
- 3 colheres de sopa de óleo

Recheios


Atum

- 1 lata de atum light (em água, não em óleo) em lascas
- 1 cebola picada
- 50 g de azeitonas pretas
- 100 g de queijo mussarela ralada
- Sal, pimenta e orégano a gosto
- 1 colher de sobremesa de azeite  
- Molho de tomate
Fatia: 288,65 calorias

Vegetariana

-120 g de ricota
- 2 xícaras de chá de espinafre cozido
- 100 g de mussarela light
- Orégano a gosto
- Molho de tomate
Fatia: 292,55 calorias

Palmito

- 5 colheres de sopa de palmito
- 120 g de mussarela
- Manjericão a gosto
Fatia: 222,66 calorias

Fonte:
www.minhavida.com.br
Bom apetite... más lembra que tudo deve ter moderação!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário