Sem dúvida nenhuma todas as mamães e/ou responsável tenham sempre a mesma preocupação quando se trata da alimentação das crianças. Juntos vamos entender como formar o bom hábito alimentar.
Caracterização do
Pré-escolar
- Idade: 1 a 5 anos;
- Menor ritmo de crescimento;
- Redução do apetite;
- Dentição completa;
- Desenvolvimento da linguagem;
- Amadurecimento das habilidades motoras;
- Acentuado desenvolvimento físico e de personalidade;
- Egocentrismo;
- Necessidade de afirmação pela negação;
- Demonstração de desagrados/preferências;
- Maior exposição a influências externas (escola, mídia);
- Independência: de forma positiva e negativa;
- Chegada de irmãos mais novos + independência: - Carência alimentar e doenças contagiosas, Parasitoses intestinais;
- ASSISTÊNCIA: Educação alimentar, higiene e prevenção de doenças.Determinantes do Consumo Alimentar–Tipo de alimentos presentes• Seleção de alimentos– Preferência pelo sabor doce;– Rejeição do amargo e azedo;– Associações com contexto social;– Consequências fisiológicas da ingestão de alimentos.Recomendação quanto à Alimentação• 5 a 6 refeições por dia, com variedade;• Atentar para o processo de transição gradativa na alimentaçãomingau - sopa - purê - sólido;•Incluir todos os grupos de alimentos:LEITE E DERIVADOS, FRUTAS E VEGETAIS, CARNES, LEGUMINOSAS, SOBREMESAS NUTRITIVAS, ETC...• Insistir com a introdução de novos alimentos: oferecer no mínimo 10 vezes, em pequenas porções, sem associar a castigos ou prendas...• Oferecer primeiro os alimentos de menor preferência;• Introduzir novos alimentos em pequenas quantidades sem chamar a atenção (neofobia);• A recusa pode ocorrer ainda por alergias ou falta/excesso de atenção;• Variar maneira de preparo visando melhor aceitação;• Incentivar o consumo de todo o conteúdo oferecido;• Colocar pequenas porções no prato e repetir se a criança solicitar;• Preparar pratos bem atraentes (cor, forma, aroma);• Consistência sólida mais aceita que pastosa;• Controlar o consumo de “guloseimas”.• Propiciar ambiente calmo e agradável;• Não cobrar “boas maneiras” à mesa até que seja capaz de ter bom apetite e se alimentar sozinha;• Colocar horários para as refeições;• Incentivar atividade física e controlar horário de TV e computador;• Não forçar a criança a comer além da sua capacidade.Lembre - se:A criança deve aprender escolher e até se servir e comer sozinha, para adquirir consciência da importância dos alimentos. A alimentação em grupos é uma ótima estratégia, por isso a importância da merenda escolar...
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