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quarta-feira, 18 de julho de 2012

Portadores de HIV e Aids, como deve ser a alimentação?

O que é AIDS?

É uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade. 

 

 Qual o agente envolvido?

A infecção se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

 

Como deve ser o cuidado com alimentação?

Uma alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos. Deve respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais. Assim, é importante que seja saborosa, colorida e equilibrada. Uma alimentação saudável é fator importante para a saúde e conseqüentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes. Portanto, deve ser adequada do ponto de vista nutricional, segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos à saúde.
Para as pessoas que vivem com HIV e aids (PVHA), a alimentação deve ser balanceada e adequada às necessidades de cada um, assim, melhora os níveis de T-CD4 (células de defesa), melhora a absorção intestinal, diminui os problemas provocados pela diarréia, Síndrome da Lipodistrofia e todos os outros sintomas, que podem ser minimizados ou mesmo revertidos.

 

Exemplos de alimentação saudável:

Esses exemplos a seguir demonstram como fazer uma alimentação
variada, saborosa e saudável, no seu dia a dia, fracionada em 3
refeições principais e 3 pequenos lanches. 

 

Café da manhã:                            

Leite com café  ou Iogurte com granola 

Pão com requeijão cremoso ou  Pão com manteiga e queijo branco

Banana  ou Suco natural de fruta

 

Lanche da manhã:

Suco de laranja (natural) ou Banana

 

Almoço:

Arroz e feijão  ou Arroz com talos e feijão
Picadinho de carne  ou Peixe ensopado
Salada de alface e tomate ou Salada de folhas verde-escuras
Brócolis refogado  ou Suflê de legumes
Melancia  ou Laranja

 

Lanche da tarde:

Chá  ou Suco de fruta
Pão com geléia ou Torradas com patê
Mamão ou Manga

 

Jantar:

Macarronada  ou Arroz enriquecido com sementes
Frango assado ou Carne assada
Salada de agrião com cenoura ou Alface e tomate picados
Vagem refogada  ou Purê de abóbora
Mexerica (tangerina ou bergamota) ou Salada de frutas

 

Lanche da noite: 

Leite batido com mamão  ou Mingau de canjiquinha
Biscoitos de água e sal ou Bolo de fubá

 

Lembre - se: O alimento também é uma fonte de prazer, e isso deve ser levado em conta quando se pensa numa alimentação saudável, resgatando as culturas e valores alimentares, dando preferência aos alimentos regionais e de época.

Fonte: Ministério da Saúde, 2006

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