quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nutrição e Estética... os cuidados com os cabelos principalmente no inverno.

Chegando ao término do curso de Nutrição e Estética, gostaria de compartilhar com todas sobre a importância de se cuidar também dos cabelos, mantendo de forma saudável e consequentemente bonitos. Boa leitura para todos!

CABELO:
Assim como a pele, os cabelos também sofrem alterações com a idade. A primeira modificação a ser notada é, a mudança na cor dos fios, que perdem aos poucos a pigmentação até se tornarem brancos ou grisalhos. Além da cor, a idade pode levar a alterações na quantidade e na textura dos fios.


PRESCRIÇÃO NUTRICIONAL:
Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos demais, podem representar uma dieta desequilibrada. Deficiências de algumas vitaminas e minerais também causam prejuízos, como queda de cabelos.
• Dicas de alguns alimentos que mantêm os cabelos brilhantes, macios e cheios de vida.
• Pepino - por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente;
• Vinagre - o vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico;
• Cenoura - consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos
• Alecrim - para combater queda de cabelos, friccione regularmente essência de alecrim sobre o couro cabeludo.

FORMA DE EVITAR:
Banhos excessivamente quentes prejudicam os cabelos, tornando-os ressecados e quebradiços.
• O sol das horas mais quentes do dia deve ser evitado. Ele queima os cabelos e resseca-os. Principalmente as pontas sofrem com isso. Ficam quebradiças, facilitando a formação de nós e pontas duplas.
• O uso de tinturas artificiais e produtos fixadores que contêm álcool prejudicam a qualidade dos cabelos, tiram vida e brilho.

DICAS ALIMENTARES:
• Usar alimentos com proteínas (leite e derivados e carnes brancas e magras) para fortalecer os fios;
• Evitar alimentos gordurosos (oleosidade).
 
  


































                                                  










Espero ter contribuido com mais informação sobre saúde e nutrição e que todos se cuidem principalmente por ser hoje o inicio do inverno onde aumenta mais o ressecamento de cabelos e peles.

2 comentários: